segunda-feira, 5 de maio de 2008

Rádio "El Mundo" de Buenos Aires



Pois saibam vocês que muito do (pouco) que sei sobre música vêm de circunstâncias inusitadas: Um dia desses estava com um amigo de Pelotas, mais ou menos com a mesma idade que eu, e surgiu o assunto de como adquirimos a nossa cultura e gosto musical. Dentre vários aspectos foi lembrada por mim (e coincidentemente por ele) a influência da rádio El Mundo - LR1, de Buenos Aires, que nós dois ouvíamos, há anos atrás. Era uma rádio que eu curtia quando adolescente, em Passo Fundo. Não me lembro de onde tive a informação de que essa rádio era “power”. Talvez, de alguma revista especializada tipo a Pop – uma espécie de BIZZ dos anos 70, a Som Três, da mesma época, ou de algum brother ligado, não sei. O que me lembro perfeitamente era da locução com voz grave e calma, que mandava informações quentíssimas sobre rock’n roll com os últimos lançamentos dos EUA e da Europa. A trilha do programa era um rock progressivo que tenho aqui em casa: Emerson, Lake & Palmer -“From the beginning”- um baita som, diferente e estranho. Nessa rádio eu ficava sabendo muito antes do que meus parceiros dos hits recém lançados dos Beatles e dos Stones, por exemplo. O patrocínio (será que alguém se lembra?) era algo como: “Gim Cossac e Colônia Rublic (não sei se é assim que se escreve). O engraçado foi como consegui captar essa rádio no valvulado da minha vó: tinha um tio (o mesmo que dançava rock’n roll comigo) que “manjava” de eletrônica e eu pedi a ele que fizesse uma antena para a captação. Ele fez, e pediu que eu a colocasse na copa de uma árvore alta que havia no vizinho. Depois de muito esforço subi e coloquei. Ficou pegando maravilhosamente bem e eu fiquei realizado. Assim, poderia saber do mundo da música em “primeira mão”. Essa foi, sem dúvida, uma experiência “rock’n roll”.

7 comentários:

Liza Gutierrez disse...

tu é rock and roll!!
beijão,
Liza

Maria disse...

Eu e meu irmão também ouviamos a rádio El mundo no radio da minha vó, que depois brigava conosco porque tiravamos a sintonia do radio de sua novela. Hiii...Tem tempo roloando nesta história. Tempo bão!

José Airam disse...

Final da década de 60 e repressão brasileira corria solta. Não se podia dar as serestas na janela das cadas das gurias. Só de vez em quando. Muito raro. Enquanto isso, iamos no carro do nosso amigo Carretéis para as proximidades do rio Ibirapuitan, aqui no Alegrete (RS), a fim de ouvir com mais clareza o som da Rádio El Mundo de Buenos Aires. Ah! Tempo Bom. Um brinde à vida!

Léo de Abreu disse...

Venho de uma família de músicos!
Minha avó era ouvinte assídua de rádio, e até o fim de sua vida cantava musicas que nunca tinha-mos ouvido!
O legal é que quando eu e meu irmaõ faziamos muito barulho, brincando em voz alta ela dizida "Eita esses meninos parecem que engoliram uma radiadora"!!!
Abraço Léo de Abreu!

Mariana Weber disse...

Ai.. felizes daqueles que tiveram um rádio na infância/adolecência! Com certeza vou lembrar pra sempre de um radio da mãe que ouvi muito. Além de gravar diversas fitas nele dava pra gravar também coisas que falavamos.
Meu avô também costumava ouvir na hora do almoço um radio a pilha todos os dias na rádio gaúcha.

Leo disse...

Beleza, o nome do locutor da voz grave e calma era Edegardo Soares...que dizia logo após os hits: "Cossac te cuenta la música...ellos fueram, Erasmo Carlos, de Carlos...."
Saudade daquele tempo, abraço

Leo

Leo disse...

Beleza, o nome do locutor da voz grave e calma era Edegardo Soares...que dizia logo após os hits: "Cossac te cuenta la música...ellos fueram, Erasmo Carlos, de Carlos...."
Saudade daquele tempo, abraço

Leo