sábado, 5 de junho de 2010

Braga.pt - 3


O segundo avião, da TAP, era grande. Eu não tenho idéia de quantos lugares ele tinha. Mas os corredores eram imensos e os espaços entre os bancos, eram ínfimos. Fico imaginando a dificuldade que seria para uma pessoa grande se "encaixar" ali. Brasília, 31 de maio, saída às 17:05h, da tarde. Lisboa, 01 de junho, chegada às 06:20h, da manhã. Detalhe: o fuso horário daqui (PT) é 4h a menos que aí (BR). Então, se não estou enganado, esse trajeto dá umas 8h de viagem. Foi estranha a chegada ao aeroporto de Lisboa, às seis e meia da manhã. Um aeroporto novo, super moderno, imenso e sem ninguém. Meio que me perdi naqueles enormes corredores. Não via ninguém, pois tinha me demorado para pegar as malas. E foi bem complicado carregá-las por aqueles "túneis" modernos. Resultado: fiquei para trás, o grupo se foi. Só encontrei gente de novo láááá no check-in. Aí sim, acumulou um "monte" de gente. Uma bagunça. Gente de tudo quanto era canto: orientais, brasileiros, africanos. Ali chegavam pessoas de outros vôos. Foi complicada e longa a espera (tive que dar volta com uma mala, pois tinha esquecido que nela estava o notebook e o sensor detectou), mas no fim tudo deu certo. De Lisboa fui para Porto, ainda na manhã desse mesmo dia. O problema foi levar até Braga esse monte de malas. Fui então me informar sobre qual o meio de transporte eu deveria usar. Me disseram que era o "comboio" (assim eles chamam o trem). Só que eu tinha aquele monte de malas. O jeito era ir de "métro" (metrô para nós). E lá fui eu pedindo ajuda para um e para outro. Assim, depois de muita luta, cheguei na Residência dos Estudantes Santa Tecla, da UMinho/Universidade do Minho (o nome "Santa Tecla" me fez lembrar de Pelotas... somos portugueses mesmo, hehehe). Chegando aqui, levei um susto: o prédio era legal, mas o quarto... hmmm. Não vou aqui descrevê-lo, mas não gostei. Mas, me instalei. E sobe malas! Depois, falei para o meu orientador das condições e ele logo me ajudou (acho que logo me arrumarão um quarto melhor, tomara!). Fui descansando e me acalmando aos poucos. Hehehe. No outro dia fui conhecer a cidade e a universidade. Show! Me apaixonei por Braga "de cara": ruelas estreitas, casarões medievais, igrejas barrocas, monumentos antigos, café e restaurantes maravilhosos. Coisas que só tinha visto em livros e filmes. As ruelas me fizeram lembrar do filme "Romeu e Julieta", hehehehe! Já a UMinho é "mega" moderna. O campus é enorme. O local onde vou estudar aparece aí em cima: mesas redondas, grandes, novas, rodeadas de livros sobre os assuntos de pesquisa: imaginário, simbólico, hermenêutica, espaço escolar, etc, etc... estou gostando de tudo: pessoas, espaços, estudo, comida... tudo!

Nenhum comentário: